Libere o potencial de IA em sua organização.
Ao longo dos últimos anos assistimos uma geração de novas empresas que cresceram com a ativação de dados. Essas organizações orientadas a dados têm ganhado participação de mercado entregando melhores produtos e uma experiência mais personalizada dos serviços ofertados aos seus clientes. Isso tem permitido que toda a organização aproveite o potencial dos dados para tomar decisões mais rápidas e melhores, impulsionando a competitividade.
Por outro lado, temos as organizações e agências do setor público que dependem cada vez mais de dados e IA para automatizar procedimentos administrativos, interagir com os cidadãos e servidores públicos, detectar divergências (fraudes, crimes e segurança), apoiar a tomada de decisão e a construir novas políticas públicas.
Para se ter sucesso com a transformação digital baseada em dados e IA, é necessário que esses dois temas estejam incorporados ao negócio, fortalecidos por uma liderança e cultura baseadas em dados. Além disso é importante possuir tecnologias que sejam compartilhadas e utilizáveis por todos e que permitam aproveitar os ativos de dados da organização.
Mas essa jornada não é simples, escalar IA não é fácil. Numa pesquisa da Capgemini aplicada a 1.000 empresas de grande porte, verifica-se que apenas 13% dessas organizações investiram em IA para suas equipes, mas as que fizeram, saíram-se melhores durante a crise do COVID-19. Por outro lado, 97% dos líderes de IA perceberam benefícios quantificáveis em suas implementações e entendem que têm muito mais probabilidade de alcançar benefícios que atendem ou superam suas expectativas quando se trata de gerar receita, reduzir riscos, interagir com clientes e otimizar custos.
Organizações de alto desempenho seguem quatro princípios básicos: Capacitar, Operacionalizar, Nutrir, Monitorar e Ampliar. Para dimensionar a IA com sucesso, as organizações líderes estabelecem bases sólidas de dados baseadas nas ferramentas certas, plataformas de tecnologia e práticas ágeis.
Liberar todo o potencial de IA para a sua organização é possível, e eu diria indispensável para ativar dados, aumentar a inteligência dos seus ativos e ampliar os resultados.